quarta-feira, 16 de abril de 2014

ESCONDIDINHO DE BACALHAU

Escondidinho de Bacalhau

Ingredientes: 800 kg de bacalhau, 1 1/2 kg de batata, 1 vidro de leite de coco (200 ml), 100 gr de manteiga sem sal, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picados, um tomate picado, coentro ou salsinha (usei os dois), noz moscada, 1 copo de leite, azeite, queijo parmesão ralado, sal  e pimenta do moinho

Modo de preparo: Bacalhau - Cozinhar o bacalhau (ja dessalgado) em água com um pouco de azeite por 20 minutos em fogo baixo para não levantar fervura e desfiar grosseiramente, em uma panela com um pouco de azeite refogar o alho a cebola o tomate e em seguida colocar o bacalhau desfiado após uns 5 minutos colocar o coentro e a salsinha desligar o fogo e reservar.
Purê - Cozinhar as batatas em vapor (para não ficar com muita agua) amassar, levar ao fogo e acrescentar a manteiga, o leite de coco, o leite, a noz moscada, o sal e a pimenta do moinho, mexendo até ter uma boa consistência.
Montagem: Colocar um pouco de azeite no fundo de uma travessa, um pouco do purê e em seguida o refogado do bacalhau. Cobrir com o restante do purê,  regar com um pouco de azeite e finalmente cobrir com o queijo ralado. Levar ao forno pré aquecido por 30 minutos (se prefirir um grelhado mais escuro misturar no queijo um pouco de farinha de rosca)