quinta-feira, 30 de junho de 2011

CARNE SECA NA ABÓBORA!!!


Olá pessoal!!! como foram de feriado?

Venho hoje com um prato bem conhecido Carne Seca na Abóbora, mas.........com uma diferença!!!!



 Vamos aos ingredientes:
1 abóbora grande - 2kg de carne seca - 2 cebolas médias picadas - 4 dentes de alho picados - 100 ml de azeite - 100 g  de manteiga derretida - 1 maço de cebolinha e salsinha picadas - 1 pimenta dedo de moça picada - 250 ml de leite de coco - 1 porção generosa de linguiça calabresa fatiada bem fina ( aquelas de cantina italiana)  - 1 caixa de catupiri.

Preparo da abóbora:
Tire a tampa da abóbora e suas sementes. Unte-a com azeite e sal por dentro e fora. Embrulhe em papel alumínio com a tampa e leve ao forno pré aquecido por 1 hora ou até ficar cozida, mas firme ( use um garfo para testar).

Preparo da carne seca:
Ferva a carne seca por 30' em panela de pressão, trocando a água a cada 15'. Escorra da água e reserve. Numa caçarola, coloque o azeite, doure a cebola e o alho. Junte a carne seca, refogue um pouco. Coloque a manteiga, o leite de coco e refoque por 15' e acrescente a cebolinha e a salsinha cozinhando por mais 5', acerte o sal se necessário.

Para montar o prato:
Passe o catupiri por toda abóbora, coloque a carne seca e por cima a porção generosa de linguiça calabresa fatiada. Tampe e leve ao forno por 20' a 30'.


Sirva com uma boa salada e arroz branco!!!

domingo, 19 de junho de 2011

PENE AO MOLHO DE CEBOLA NEGRA!!!


Olá pessoal!!!
Hoje trago para  vocês um convidado o Noé Freitas que nos sugere o Pene ao Molho de Cebola Negra.
É pessoal, existe a cebola negra também!!!


Para fazer esse prato você vai precisar:
300gr de pene
1 cebola média picada
3 tomates maduros picados
4 dentes de alho laminados
5 colheres de sopa de azeite
 pimenta em grão a gosto, moída na hora
1 colher de sopa de manteiga
1 unidade de anis estrelado moído
sal a gosto

Preparo:
Cozinhe o pene al dente.

Moho:
Numa frigideira coloque o azeite e as laminas de alho, frite-os sem deixar dourar, em seguida junte a cebola e frite mais um pouco, em seguida coloque todos os ingredientes, menos a cebola negra e deixe apurar bem(fogo baixo).
Após apurado, junte a cebola negra picada (Cia Especiarias Rossi - http://www.especiariasrossi.com.br/), mexendo com cuidado.

Coloque o pene numa travessa e o molho por cima.
Esse prato acompanha um bom vinho tinto.

Bom apetite!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

FILÉ DE TRUTA COM RISOTO DE BATATAS E QUEIJO GRUYÈRE


Olá pessoal, demorei mas trouxe um prato leve e muito saboroso,vcs vão gostar, truta selada com risoto de batatas.

 Para acompanhar esse saboroso vinho branco Canepa, Chileno.

Vamos a receita:
Você vai precisar de 800gr de batatas - 1 maço de erva doce (só o bulbo) - 1 cebola - 1 dente de alho - 125g de queijo Gruyère - 2 ramos de cebolinha - 2 colheres de sopa de manteiga - 400ml de caldo fervendo (legumes ou peixe) - 1 colher de chá de açafrão -  sal e pimenta a gosto - 600g de filé de truta - 2 colheres de sopa de manteiga.

Vamos preparar:
Descascar as batatas e cortá-las em cubos pequenos, bem como a erva doce. Picar a cebola, o alho e a cebolinha finamente. Ralar o queijo no ralo grosso. 

Aquecer a margarina, refogar a cebola, alho, a erva doce e as batatas picadas, refogando bem. Acrescentar aos poucos o caldo, deixando cozinhar por 15 minutos, mexendo de tempos em tempos. Juntar o Gruyère, a cebolinha, o açafrão, sal e pimenta a gosto.
Enquanto as batatas cozinham, temperar os filés de truta com sal e pimenta do moinho, aquecer a manteiga em uma frigideira anti-aderente  e passar os filés alguns minutos de cada lado, começando pelo lado da pele.
Bom apetite!!!